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Manuais Técnicos

"Abaixo, disponibilizamos os manuais técnicos fornecidos por terceiros, com informações detalhadas sobre os principais equipamentos utilizados na montagem do seu catamarã NOMAD. Com essas informações, você poderá entender e operar cada componente com precisão, assegurando a durabilidade e o desempenho dos equipamentos instalados."

História do catamarã

Como surgiu o catamarã: Os catamarãs surgiram na Micronésia e Polinésia por uma necessidade de melhorar a estabilidade e velocidade, como uma alternativa aos monocascos. Foi através dessas embarcações, que este povo ocupou as ilhas do Pacífico (incluindo a colonização do Havai). Os primeiros ocidentais a ter contato com estas embarcações foram os espanhóis, que ficaram muito impressionados com a velocidade deste tipo de barco.

Como se desenvolveu: Nos anos de 1950 na Inglaterra foram desenvolvidos os primeiros catamarãs modernos a vela para competição. Surgiu a primeira geração de projetistas e construtores de multicascos modernos com uma crescente variedade de embarcações a vela e a motor para esporte e lazer. Deste então, com o desenvolvimento de materiais e de técnicas de construção, os catamarãs vêm se tornando uma opção para varias áreas da engenharia naval, com suas mais variadas formas, sejam cascos convencionais, simétricos e assimétricos.

O catamarã nos dias de hoje: Com o desenvolvimento dos materiais e dos conhecimentos estruturais, a cada dia os catamarãs vêm ganhando mais espaço nos meios de navegação, seja para o transporte de passageiros ou carga, como no caso dos ferry boats, seja para lazer, como os veleiros, lanchas de competição e de cruzeiro. Na área de transporte o catamarã tem se mostrado uma excelente solução para linhas curtas de até 1000 km (540 milhas), com velocidades superiores a 30 nós, tornando-se um concorrente efetivo aos já saturados meios de transporte dos grandes centros de produção. O catamarã será uma opção sempre que economia, conforto e a estabilidade forem requisitos do projeto.

Processo construtivo: Infusão à Vácuo

O que é: o processo de infusão a vácuo é um dos processos mais inovadores na indústria náutica. É um método que muitas vezes acaba sendo mais eficiente e prático do que o de laminação manual, por exemplo. Cada caso é um caso, barcos exigem processos e métodos de construção específicos dependendo de seu tamanho e utilização.

Onde se aplica: o método de infusão é o processo utilizado para a construção de barcos de alta performance e qualidade, podendo ser visto na fabricação de barcos pelos grandes estaleiros mundo a fora. É um método de escala industrial, e assim, requer estrutura e experiência para ser realizado.

Como é: no processo de infusão a vácuo, todo o material, espumas de PVC e tecidos são colocados secos no molde já pronto, e assim envolvidos por uma bolsa plástica de vácuo. Ao acionar a bomba de vácuo o ar sairá do plástico e a resina será transferida, através de mangueiras ligadas a um balde de resina, para dentro das camadas de fibra pela ação diferencial de pressão interna e externa.

Características mecânicas: os laminados fabricados pelo processo de infusão são mais resistentes que os laminados convencionais fabricados manualmente, visto que sua impregnação por entre as fibras chega a 60%, enquanto que na laminação manual atinge apenas de 20 a 30% do teor de fibra. Com o método de infusão, deixamos de lado problemas ambientais e de insalubridade, já que não há desperdício de material e não há contato direto entre o construtor e as resinas.

Vantagens da Infusão: construções de barcos por meio de infusão a vácuo utilizam invariavelmente o sistema sandwich, isso significa que eles apresentarão um maior isolamento térmico, fazendo-se econômico quando se pensar no uso de ar condicionado no barco e a energia produzida pelo sistema de geradores para alimentá-los. Outra economia a ser observada é a de resina e de fibras. Como não se toca na resina durante a laminação, somente durante a infusão para dentro do laminado, evita-se o desperdício. No caso das fibras, fato é que durante laminação manual muitas fibras acabam caindo no chão, ou ficam parcialmente impregnadas, sem que possam ser reaproveitadas, já no método de infusão, como a laminação é feita de forma seca, a fibra pode ser pré-cortada e ajustada no local com precisão.

Considerações: lanchas catamarã de alta performance exigem um processo construtivo que garanta muita resistência e baixo peso. Dentre os processos construtivos empregados na indústria náutica o processo de infusão a vácuo mostrou ser a melhor opção para se garantir os mais altos padrões de qualidade.

Tipos de cascos em lancha catamarã

Atualmente existe uma infinidade de formas de cascos catamarã. Requisitos de projeto como velocidade, comportamento esperado, motorização e custos definirão qual o tipo de casco mais adequado. Lanchas catamarã geralmente enquadram-se em três tipos principais listados abaixo:

Cascos semi-deslocantes: este tipo de casco possui um desenho de fundo mais arredondado, gerando um perfil mais adequado a absorção de impacto com as ondas. Estes tipos de casco apresentam uma faixa de velocidade ótima de regime bem definida, mas é menos eficiente para altas velocidades.

planantes simétricos: os catamarãs com casco planante são aqueles que apresentam seções de casco predominantemente planas. geometria que promove maior sustentação e facilita o regime de planeio. sendo mais indicado para os casos em que velocidade e baixo consumo de combustível sejam requisitos de projeto.

Cascos planantes assimétricos: este tipo de casco é dedicado a lanchas que navegarão em altas velocidades. Embora necessite, via de regra de motorização mais pontente este tipo de casco ganha eficiência em altas velocidades.

Lancha de pesca, como escolher...

Além de técnicas e equipamentos apropriados o pescador de mar aberto precisa de uma lancha capaz de levá-lo da melhor, mais rápida e confortável forma até seu pesqueiro preferido. Para isso é necessário o uso de lanchas que atendam a requisitos de economia, navegabilidade, segurança e autonomia mínimos. A escolha correta garante muito mais prazer para o pescador e aumenta as chances de peixes na linha. A Mastro D'Ascia desenvolve lanchas catamarã homologadas para a navegação em mar aberto que oferecem o máximo em economia e navegabilidade.

Pesca de fundo: como o próprio nome diz, essa modalidade de pesca é realizada em locais profundos. Consiste na colocação da isca, preferencialmente as naturais, ao fundo. O barco utilizado precisa ter espaço de circulação e trabalho com o pescado. Modelo indicado: NOMAD 7CC, TITAN CC.

Pesca em alto mar ou oceânica: para esta modalidade são indicados barcos com motores potentes para percorrer grandes distâncias em pescarias de longa duração. Modelos indicados: NOMAD 7XF, NOMAD 8XF e TITAN CC.

Pesca submarina: nessa modalidade, o pescador usa armas especiais para abater os peixes embaixo da água. Geralmente percorrem-se grandes distâncias e precisa-se de muito espaço para guardar todo equipamento. Modelos indicados: NOMAD 7CC e NOMAD 7XF.

Rotina de manutenção

A sua embarcação precisa de alguns cuidados para estar sempre como nova. Estabeleça uma rotina de verificação de alguns itens fundamentais. Abaixo sugerimos um padrão:

  • Lave toda a embarcação.
  • Tire a capa de proteção para circular o ar e tomar sol.
  • Ao voltar do mar, adoce o motor de popa (adoçar é funcionar com água doce para poder remover resíduo de sal e evitar acúmulo dele no interior do motor).
  • Jamais guarde a embarcação molhada e cubra com a lona. Seque bem os compartimentos. Assim você evitará que ela fique com mau cheiro e bolor no seu interior.
  • Tire a capa de proteção para circular o ar e tomar sol.

  • Encere o casco e ferragens em inox.
  • Lave a caixa (paiol) de âncora e os cabos, para evitar mau cheiro.
  • Limpe a geladeira e sempre deixe a porta aberta para evitar que fique com mofo.

  • Limpar os ralos e sifões do banheiro.
  • Lavar todo o porão.
  • Lubrifique dobradiças e fechaduras.
  • Lubrifique com Silicone o zíper da capota para evitar o travamento.
  • Aplique Vaselina Sólida sobre o borne/terminal da bateria para evitar a oxidação do cobre.
  • Lave a caixa d’água servida.
  • Lubrifique a chave geral.
  • Engraixe o eixo da hélice com Graxa Náutica Azul.

  • Lubrifique os rolamentos e as rodas da carreta. Isto evitará corrosão e travamento.
  • Atualize a carta náutica junto a Capitania dos Portos.
  • Lubrifique dobradiças e fechaduras.
  • Troque o extintor de incêndio.
  • Verifique a validade dos foguetes (pirotécnicos). Para os catamarãs NOMAD são usados: 2 foguetes manuais estrela vermelha com paraquedas, 2 fumígenos flutuantes laranja e 2 fachos manuais luz vermelha.
  • Verifique os anodos de sacrifício localizados na rabeta do motor de popa.

A Revolução dos Hidrofoils

Primeiros Testes nas Lanchas Catamarã do Estaleiro Mastro D’Ascia

Inovação e Tecnologia no Mundo Náutico: No cenário náutico atual, inovação e tecnologia são elementos cruciais para avançar e melhorar a performance das embarcações. O Estaleiro Mastro D’Ascia, conhecido por sua tradição e qualidade, deu um passo significativo ao iniciar os primeiros testes com o uso de hidrofoils em suas lanchas catamarã. Esta tecnologia, já utilizada em embarcações de corrida e iates de alta performance, promete revolucionar o mercado de lanchas de lazer, trazendo benefícios consideráveis em termos de velocidade, eficiência de combustível e estabilidade.

O Que São Hidrofoils? Os hidrofoils são estruturas semelhantes a asas submersas que, quando instaladas no casco de uma embarcação. Quando a lancha atinge uma certa velocidade, essas asas criam sustentação, elevando o casco e reduzindo significativamente a resistência ao deslocamento. Esta tecnologia reduz drasticamente o atrito com a água, aumentando a eficiência e permitindo alcançar maiores velocidades com menor consumo de combustível. Além disso, a utilização de hidrofoils proporciona uma navegação mais suave, reduzindo o impacto das ondas e oferecendo maior conforto aos ocupantes.

Primeiros Testes e Resultados: Os primeiros testes realizados pelo Estaleiro Mastro D'Ascia com suas lanchas catamarã equipadas com hidrofoils foram extremamente promissores. Os dados colhidos revelam:
1. Aumento de Eficiência e Redução de Combustível em até 26%: A redução do atrito com a água permitiu uma economia de combustível de até 26%, tornando as embarcações mais ecológicas e econômicas.
2. Aumento da Velocidade Final em 3 Nós: As lanchas equipadas com hidrofoils alcançaram uma velocidade final 3 nós acima das versões convencionais, destacando-se em termos de performance.
3. Maior Estabilidade e Conforto: A navegação tornou-se mais estável e confortável, mesmo em águas agitadas, proporcionando uma experiência superior para os ocupantes.

O Futuro das Lanchas Catamarã: O sucesso dos primeiros testes abre caminho para uma nova era nas lanchas catamarã do Estaleiro Mastro D’Ascia. A introdução de hidrofoils não apenas melhora a performance e a eficiência das embarcações, mas também redefine o padrão de conforto e sustentabilidade no segmento náutico. Com esta inovação, o estaleiro reafirma seu compromisso com a excelência e a vanguarda tecnológica, consolidando sua posição sempre alinhado com a mais novas tecnologias do mercado.

Conclusão: A implementação de hidrofoils nas lanchas catamarã representa uma grande evolução no meio náutico. Os primeiros testes mostram um futuro promissor, onde velocidade, eficiência e conforto caminham lado a lado, elevando a experiência de navegação a novos patamares. Estamos apenas no começo de uma jornada que promete transformar o modo como vivemos o mar, e o Estaleiro Mastro D’Ascia está na vanguarda desta transformação.

Dicas de segurança

Antes de sair para navegar, tenha certeza que todos os procedimentos e cuidados em relação a segurança e ao bom funcionamento do barco foram tomados. Confira algumas dicas:

  • Leia e conheça o RIPEAM (Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar) e as Normas da Autoridade Marítima que estabelecem os requisitos mínimos de segurança para as embarcações, especialmente as NORMAM 01, NORMAM 02, NORMAM 03 e NORMAM 05.

  • Efetue uma manutenção periódica da embarcação, sem improvisos. Qualquer descuido poderá comprometer a segurança dos embarcados.

  • Realize uma inspeção rigorosa dos equipamentos e utensílios de salvatagem. Dar atenção especial para os coletes, que deverá ser em número suficiente para todos que irão embarcar. Os coletes utilizados nos catamarãs NOMAD são os CLASSE II.

  • Inspecione o material de combate a incêndio, dê atenção especial ao prazo de validade e estado de conservação dos extintores. Os extintores indicados são os de pó ABC.

  • Realize uma vistoria de casco, verifique o funcionamento das bombas de esgoto, das luzes de navegação, do equipamento rádio VHF e a condição de carga das baterias, além do nível de óleo do carter do motor para motores 4 tempos e nível do reservatório de óleo nos motores 2 tempos. Verifique também a integridade do nível de combustível, e se não há vazamentos no compartimento dos motores.

  • Tenha a bordo documentos que comprovem sua habilitação, registro da embarcação e seguro obrigatório dentro do prazo da validade.

  • Verifique se as cartas náuticas existentes a bordo, são compatíveis com a região onde pretende navegar, tenha atenção com os faróis e a sinalização náutica.

  • Verifique se a âncora está com cabo suficiente para um fundeio seguro. Lembre-se que o comprimento de cabo indicado para uma ancoragem segura é de cinco a sete vezes a profundidade do local onde se pretende fundear.

  • Informe-se sobre a previsão do tempo divulgada pela CHM e outros órgãos, e mantenha-se atento a previsão de mudanças para o período. Se estiver tudo bem, faça o planejamento de sua singradura.

  • Entregue o plano de navegação ou aviso de saída a marina ou clube responsável pela guarda da embarcação, se não estiver em clube ou marina, deixe alguém em terra ciente para onde você planeja ir com a embarcação e a que horas pretende retornar.
  • Rotina de Manutenção
  • Escolhendo a lancha ideal
  • Tipos de cascos
  • Infusão a Vácuo
  • História do catamarã
  • A Revolução dos Hidrofoils
  • Dicas de Segurança

História do catamarã

Como surgiu o catamarã e seu desenvolvimento com o tempo.

Infusão a Vácuo

Saiba mais sobre o processo construtivo dos catamarãs.

Tipos de cascos

Como se classificam as lanchas catamarãs.

Escolhendo a lancha ideal

Escolha correta =
+ peixes na linha.

Rotina de Manutenção

Conheça os cuidados necessários para evitar problemas.

A Revolução dos Hidrofoils

Primeiros Testes nas Lanchas Catamarã do Estaleiro Mastro D’Ascia.

Dicas de Segurança

Confira e relembre algumas dicas antes de partir.