Tipos de lancha catamarã

      Atualmente existe uma infinidade de formas de cascos catamarã. Requisitos de projeto como velocidade, comportamento esperado, motorização e custos definirão qual o tipo de casco mais adequado. Lanchas catamarã geralmente enquadram-se em três tipos principais listados abaixo:
    • Cascos semi-deslocantes: este tipo de casco possui um desenho de fundo mais arredondado, gerando um perfil mais adequado a absorção de impacto com as ondas. Estes tipos de casco apresentam uma faixa de velocidade ótima de regime bem definida, mas é menos eficiente para altas velocidades.
    • Cascos planantes simétricos: os catamarãs com casco planante são aqueles que apresentam seções de casco predominantemente planas. geometria que promove maior sustentação e facilita o regime de planeio. sendo mais indicado para os casos em que velocidade e baixo consumo de combustível sejam requisitos de projeto.
    • Cascos planantes assimétricos: este tipo de casco é dedicado a lanchas que navegarão em altas velocidades. Embora necessite, via de regra de motorização mais pontente este tipo de casco ganha eficiência em altas velocidades.

    Lanchas catamarã fabricadas por infusão a vácuo, processo em que todas as fibras são coladas em alta pressão com a quantidade exata de resina, o NOMAD fica MAIS FORTE e MAIS LEVE. Graças ao desenho de casco extremamente eficiente e a leveza do conjunto fabricado com os melhores materiais e métodos construtivos, os números de desempenho são surpreendentes. Como resultado tem-se um produto MAIS ECONÔMICO e com MAIOR AUTONOMIA. Casco e convés são construídos em material composto com núcleo em espuma de PVC e fibras direcionais com reforços adicionais nos pontos de maior esforço. Ao eliminar a madeira de peças estruturais tem-se um produto muito MAIS DURÁVEL, que manterá suas características de peso e resistência por muito mais tempo.