Antes de sair para navegar, tenha certeza que todos os procedimentos e cuidados em relação a segurança e ao bom funcionamento do barco foram tomados. Confira algumas dicas:

Efetue uma manutenção periódica da embarcação, sem improvisos. Qualquer descuido poderá comprometer a segurança dos embarcados.

Realize uma inspeção rigorosa dos equipamentos e utensílios de salvatagem. Dar atenção especial para os coletes, que deverá ser em número suficiente para todos que irão embarcar. Os coletes utilizados nos catamarãs NOMAD são os CLASSE II.

Inspecione o material de combate a incêndio, dê atenção especial ao prazo de validade e estado de conservação dos extintores. Os extintores indicados são os de pó ABC.

Realize uma vistoria de casco, verifique o funcionamento das bombas de esgoto, das luzes de navegação, do equipamento rádio VHF e a condição de carga das baterias, além do nível de óleo do carter do motor para motores 4 tempos e nível do reservatório de óleo nos motores 2 tempos. Verifique também a integridade do nível de combustível, e se não há vazamentos no compartimento dos motores.

Tenha a bordo documentos que comprovem sua habilitação, registro da embarcação e seguro obrigatório dentro do prazo da validade.

Verifique se as cartas náuticas existentes a bordo, são compatíveis com a região onde pretende navegar, tenha atenção com os faróis e a sinalização náutica.

Verifique se a âncora está com cabo suficiente para um fundeio seguro. Lembre-se que o comprimento de cabo indicado para uma ancoragem segura é de cinco a sete vezes a profundidade do local onde se pretende fundear.

Informe-se sobre a previsão do tempo divulgada pela CHM e outros órgãos, e mantenha-se atento a previsão de mudanças para o período. Se estiver tudo bem, faça o planejamento de sua singradura.

Entregue o plano de navegação ou aviso de saída a marina ou clube responsável pela guarda da embarcação, se não estiver em clube ou marina, deixe alguém em terra ciente para onde você planeja ir com a embarcação e a que horas pretende retornar.


Lanchas catamarã fabricadas por infusão a vácuo, processo em que todas as fibras são coladas em alta pressão com a quantidade exata de resina, o NOMAD fica MAIS FORTE e MAIS LEVE. Graças ao desenho de casco extremamente eficiente e a leveza do conjunto fabricado com os melhores materiais e métodos construtivos, os números de desempenho são surpreendentes. Como resultado tem-se um produto MAIS ECONÔMICO e com MAIOR AUTONOMIA. Casco e convés são construídos em material composto com núcleo em espuma de PVC e fibras direcionais com reforços adicionais nos pontos de maior esforço. Ao eliminar a madeira de peças estruturais tem-se um produto muito MAIS DURÁVEL, que manterá suas características de peso e resistência por muito mais tempo.